quarta-feira, 27 de junho de 2012

Avaliação Presencial 01- Relato de uma CVA.

  • Avaliação Presencial 01- Relato de uma CVA - Pólos de Aracruz, Conceição da Barra, Piúma e Santa Leopoldina.


 

ALUNOS : Fagner de Souza Leite e Ramony Repeker;

Perfil dos Participantes: Alunos do ensino Médio.

Conteúdo específico: Processos de Propagação do calor [ Física ] e Transformações da Matéria [ Química ].


 

INTRODUÇÃO


 

As redes sociais já fazem parte da vida dos jovens estudantes. Isso pode ser constatado facilmente nas escolas quando é perguntado quem tem facebook, por exemplo! Com as redes sociais podemos criar exercícios, adicionar vídeos, fazer enquetes e gerar discursões. Estas ferramentas de comunicação podem ser utilizadas de maneira que venham a auxiliar os mesmos no seu aprendizado em varias disciplinas do ensino médio, que são discutidas em sala de aula.


 

O conteúdo publicado servirá como material de apoio as aulas expositivas, pois trata o conteúdo de forma resumida e com vídeos ilustrativos.


 

METODOLOGIA


 

Inicialmente será ministrada em sala de aula, os conteúdos de física e química acima citados e posteriormente publicado na comunidade virtual criada no facebook o material abaixo mostrado. Na aula seguinte será corrigido as atividades e discutido mais sobre o tema abordado através dos comentários sobre os vídeos indicados.


 

Transformações da Matéria e formas de Propagação do calor na Matéria.

A matéria e a energia não podem ser criadas ou destruídas, podem apenas ser transformadas.

Para você notar se houve uma transformação precisará analisar a matéria em dois momentos diferentes, em um estado inicial e em um estado final.

Pode-se afirmar que houve uma transformação na matéria considerada, quando for observada alguma diferença, ao se comparar as características da matéria no estado inicial com as características no estado final.

Vamos observar algumas transformações:


Como você pode constatar, nessas transformações somente a forma e a aparência da prata e da madeira sofreram modificações. A esse tipo de transformação é dado o nome de transformação física.

Definindo - Transformação Física altera apenas a forma e a aparência da matéria, mas não altera suas propriedades.

Observe as transformações:

Nota-se que a água sofreu uma transformação sem alteração das propriedades, apenas ocorreu uma mudança no estado físico da água.

Conclusão: todas as mudanças de estado sofridas pela matéria nesta experiência são transformações físicas.


 


 


 

Transformação química

Você pode realizar as experiências:


                                       
 

TABELA 1 - Observação do Ferro e do Enxofre 
 

Antes do aquecimento

Cor

Atração pelo imã

Densidade

Ferro

Cinza brilhante

sim

7,86 g/ml

Enxofre

Amarelo

não

2,07 g/ml

Após o aquecimento

   

Sólido formado

Preto

não

4,74 g/ml

Assim, pode-se concluir que o sólido preto (sulfeto ferroso) produzido possui propriedades que o diferenciam do ferro e enxofre, surgiu uma nova espécie de matéria. Tal processo recebe o nome de transformação química.

Definindo - Transformação química altera as espécies de matéria envolvidas.

Na natureza ocorrem várias transformações químicas: apodrecimento de frutos, deterioração de alimentos, enferrujamento do ferro, fermentação alcoólica, formação de coalhada, respiração dos seres vivos, fotossíntese, oxidação da prata, produção de tecido a partir do algodão, produção de pão (farinha, fermento, água, sal e açúcar, durante a fermentação ocorre liberação de gás carbônico, por isso o pão "cresce"), produção do vidro a partir da areia, extração de corantes, produção do vinho a partir da fermentação da uva, produção de sabão.

Na produção de sabão usa-se óleos ou gorduras (animal ou vegetal), e soda cáustica (NaOH), neste caso teremos os sabões duros; se substituirmos a soda cáustica por hidróxido de potássio (KOH) teremos os sabões moles.

Existem transformações químicas que ocorrem rapidamente e outras lentamente. A velocidade de uma transformação depende de vários fatores, como a temperatura, pressão e superfície de contato entre as substâncias.

Pode-se perceber que ocorreu uma transformação química, através de: mudança de cor ou variação da temperatura ou formação de um precipitado etc.

Comentários - Sugestões - Curiosidades

1- Para introdução do conceito de transformação física e química, o professor deverá mostrar, através de desenhos, cartazes e brincadeiras entre os alunos, que uma transformação é simplesmente uma modificação, uma mudança sofrida pela matéria.

2- Alterar a dinâmica da aula com discussões sobre transformações observadas pelos alunos, fazendo com que eles listem transformações do cotidiano, analisando-as e classificando-as em químicas ou físicas.

3- O professor poderá ilustrar sua aula, usando uma folha de papel, rasgando-a e em seguida queimando-a, discutindo o tipo de transformação que ocorreu em cada caso, construindo o conceito de transformação a partir de experiências e observações.

4- Para mostrar uma transformação química pode-se realizar as seguinte experiência:

Em um recipiente de vidro (copo, vidro de boca larga) coloca-se sulfato de cúprico penta hidratado (sal azul, muito utilizado na agricultura) dissolvido em água em seguida mergulha-se na solução uma lâmina de zinco (metal acinzentado, que pode ser retirado de uma pilha descarregada). Após certo tempo (aproximadamente 10 min), retira-se a lâmina de zinco da solução, nota-se que sobre esta se encontra agora depositado um sólido marrom avermelhado, que é o cobre metálico. O que ocorreu nesta experiência foi o deslocamento (substituição) do zinco, que constituía a lâmina, pelo cobre. O zinco passa para a solução em forma de íons. Se analisarmos a solução depois de certo tempo, notaremos a formação de uma nova substância que é o sulfato de zinco (sal) e essa solução com o passar do tempo vai se tornando incolor.


Nessa experiência a lâmina de zinco pode ser substituída por um prego novo. Amarra-se o prego em um barbante e mergulha-se o prego na solução aquosa de sulfato cúprico. Depois de um certo tempo retira-se o prego da solução e nota-se o depósito de um metal marrom avermelhado sobre prego. Isso ocorre porque o cobre da solução desloca o ferro do prego. O ferro agora na forma de íons substitui os íons cobre que estavam na solução, dando origem a um novo sal, chamados sulfato ferroso.


5- Para mostrar a influência da superfície de contato entre as substâncias, quando ocorre uma transformação química, você poderá dissolver em um copo com água um Sonrisal e em outro copo com água um Sonrisal macerado. O primeiro Sonrisal demora mais para dissolver, porque a superfície de contato entre o Sonrisal e a água é menor.

Perguntas para o aprendizado

1) PARA PENSAR: O prego e a palhinha de aço são constituídas de ferro, na presença de água e do ar atmosférico os dois enferrujam. Ocorre uma transformação física ou química? Qual deles enferruja mais rápido e por quê?

Um fato de grande importância, na observação das transformações químicas e físicas, é que matéria e energia estão intimamente relacionadas. Essas transformações acontecem com liberação ou absorção de energia, por exemplo, a energia luminosa é absorvida na fotossíntese dos vegetais e liberada na queima de uma vela; a energia elétrica é liberada em uma pilha e absorvida na recarga de uma bateria de automóvel.

É interessante notar, também, que da mesma forma que uma substância química pode ser transformada em outra, uma forma de energia pode ser transformada em outra, como por exemplo: numa lâmpada a energia elétrica é transformada em energia luminosa e térmica; numa usina termoelétrica, a energia térmica é transformada em energia elétrica; em um aquecedor solar, a energia solar é transformada em energia térmica; em um ferro de passar roupa a energia elétrica é transformada em energia térmica.

2) PARA PENSAR: No funcionamento de uma bateria de automóvel, uma lâmpada elétrica e um motor à explosão ocorrem transformações de uma forma de energia em outra. Quais as principais transformações?


 

Vídeos relacionados:

www.youtube.com/watch?v=JWkfhp_gTwM

www.youtube.com/watch?v=8dAFVT2yaKk


 

TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Olá alunos nesta aula vamos aprender um pouco sobre as formas de propagação do calor. Nos já tínhamos aprendido em sala, sobre o Calor e suas características.


 


1 - Condução Térmica


 

Condução é a transferência de calor através de um corpo, de molécula a molécula sem o transporte de qualquer parte desse corpo.


 

  • Nos sólidos só existe propagação de calor por condução.
  • Para ocorrer condução deve existir um meio material.


Uma panela possui cabos de madeira ou plástico para evitar o aquecimento do cabo por condução, pois os materiais acima são maus condutores de calor.

Os passarinhos eriçam (arrepiam) as penas com intuito de aumentar a camada de ar entre sua pele e as penas, pois sendo o ar isolante térmico evita que o passarinho perca calor para o ambiente.


 


2- Convecção


 

Convecção é a forma típica de propagação do calor nos fluídos (liquido e gases), onde a própria matéria aquecida é que se desloca, isto é, há transporte de matéria.

Ocorre convecção térmica quando no líquido ou gás existe uma diferença de densidade entre as porções do liquido ou gás.



 

Correntes de convecção em um líquido. Ocorre devido a uma
diferença de densidade entre a parte superior e inferior do líquido.


 


 


 

Corrente de convecção em uma geladeira. O ar perde calor para o refrigerador ficando mais denso e dirige-se para baixo. Os alimentos cedem calor para o ar (ficam gelados") e ao receber calor dos alimentos o ar torna-se menos denso passando a se dirigir para cima como mostra a figura acima.

Exemplos de convecção temos ainda: saída de gases pelas chaminés, radiadores de automóveis, ar condicionado e aquecedor, correntes de convecção do magma terrestre, garrafa térmica e muitos outros. Um exemplo de convecção térmica do ar ocorre na formação de brisa terrestre e marítima como mostra o desenho abaixo.


 



 


 


3 - Radiação


 

A propagação do calor por irradiação é feita por meio de ondas eletromagnéticas, predominando os raios infravermelhos, que atravessam, inclusive, o vácuo.


 

A Terra é aquecida pelo calor que vem do Sol através da Irradiação. A absorção da energia radiante é muito grande numa superfície escura, e pequena numa superfície clara. Essa é a razão por que devemos usar roupas claras no verão.


 


Uma aplicação....


 


A garrafa Térmica


 

A garrafa térmica é um dispositivo que não permite a ocorrência de nenhum desses processos de transferência de calor, sendo, então, um dispositivo de conservação de temperatura.


 

Para entendermos melhor o que foi discutido em sala de aula, vejamos alguns vídeos:


 

Propagação do calor por condução http://youtu.be/SyxmQysa1N8


 

Propagação do calor por condução http://youtu.be/8YHRY7WkPgk


 

Propagação do calor por convecção http://youtu.be/0V6_imnbJJQ


 

Propagação do calor por convecção http://youtu.be/dkZaiedR_ww


 

Propagação do calor por irradiação http://youtu.be/m_Ki-KMuHYE


 

Propagação do calor por irradiação http://youtu.be/Oii5t-IeRNc


 

Agora, que já conhecemos os métodos de propagação do calor, vamos responder algumas questões?? A resposta será fornecida na sala de aula, junto com a correção.... Tentem fazer!!


 

=============================================================================================


              I LISTA DE EXERCICIOS SOBRE PROPAGAÇÃO DO CALOR

  1.  
  2. O isopor é formado por finíssimas bolsas de material plástico, contendo ar. Por que o isopor é um bom isolante térmico?


 

  1. Por que as panelas, em geral, têm seus cabos metálicos revestidos com madeira ou plástico?


 

  1. Um aparelho de refrigeração de ar deve ser instalado em local alto ou baixo num escritório? E um aquecedor de ar? Por quê?


 

  1. Os grandes tanques, usados para armazenar gasolina (ou outros combustíveis), costumam ser pintados externamente com tinta prateada. Por quê?


 

  1. Explique a diferença entre condução e convecção.


     

  2. Por que num dia frio, a maçaneta metálica da porta de madeira parece mais fria do que a porta?


 

  1. Um cobertor esquenta? Se você embrulhar uma pedra de gelo num cobertor, ela vai derreter mais depressa do que desembrulhada? Explique?


     

  2. Por que motivo, quando você coloca sua mão dentro de um forno quente por pouco tempo, não sofre queimaduras, ao contrário do que se tocasse na parede interna de metal?


     

  3. Dois automóveis, um claro e um escuro, permanecem estacionados ao Sol durante certo tempo. Qual dos dois aquecerá mais? Explique.


     

  4. Quando estamos próximos de um forno muito aquecido, a quantidade de calor que recebemos por condução e convecção são relativamente pequenas. Entretanto, sentimos que estamos recebendo uma grande quantidade de calor. Por que?


 

  1. O uso de chaminés para escape de gases quentes provenientes de combustão é uma aplicação do processo térmico de: (a) radiação; (b) condução; (c) absorção; (d) convecção; (e) dilatação. Explique!


 

  1. A transmissão de energia térmica de um ponto para outro, graças ao deslocamento do próprio material aquecido, é um fenômeno de: (a) irradiação; (b) radiação; (c) convecção; (d) emissão; (e) condução. Explique!


 

  1. Uma garrafa térmica impede trocas de calor, devido às paredes espelhadas, por: (a) reflexão; (b) irradiação; (c) convecção; (d) difusão; (e) n.d.a. Explique!


 

  1. Uma garrafa térmica, devido ao vácuo entre as paredes duplas, impede a troca de calor por: (a) reflexão; (b) condução e convecção; (c) difusão; (d) irradiação; (e) n.d.a. Explique!


 

14- (UFAL 95) Considere as afirmações abaixo sobre a propagação de calor.

I - Em uma geladeira, as prateleiras não devem ser feitas de placas inteiriças.

II - Quando próximo a um forno muito aquecido recebem-se grande quantidade de calor.

III - Para mexer continuadamente um alimento de cozimento demorado deve-se usar colher de pau.

Os processos de transmissão de calor, que justificam as afirmações são, respectivamente,

A) condução, convecção e irradiação.

B) irradiação, convecção e condução.

C) condução, irradiação e convecção.

D) Convecção, irradiação e condução


 

15- Quando o calor se propaga num corpo sólido, temos:

A) aumento da vibração das moléculas por condução.

B) um aumento de moléculas no corpo.

C) um deslocamento das moléculas do corpo.

D) aumento de calor no corpo.


 

16- (FUVEST, SP) A figura ilustra um sistema de aquecimento solar: uma placa metálica P, pintada de preto, e, em contato com ela, um tubo metálico encurvado; um depósito de água D e tubos de borracha T, que o ligam ao tubo metálico. 0 aquecimento da água contida no depósito D pela absorção de energia solar é devido basicamente aos seguintes fenômenos, pela ordem:

A) condução, irradiação e convecção.

B) irradiação, condução e convecção.

C) convecção, condução e irradiação.

D) condução, convecção e irradiação.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Projeto ADDIE: Versão Final

Nome do projeto:

Estudo das Propriedades Físico-Química da Matéria     com Experimentos de Baixo custo e com auxílio das TIC´s.

Participantes:

Fagner de Souza Leite e Ramony Repeker


 

  1. ANÁLISE

1.1 Análise do contexto

Os livros didáticos trazem informações sobre as propriedades físicas e químicas da matéria em uma linguagem que se afasta da realidade dos alunos. Isso faz com que os mesmos criem um conceito de ciência distante de sua vida cotidiana e sem aplicação direta.

A utilização de experimentos faz com que os alunos desmistifiquem o conceito de "ciência para poucos" e faz os mesmos se enxergar como agentes no seu processo de conhecimento e aprendizagem.

Neste sentido o uso das TIC´s vem somar neste processo. Uma vez aliada com o experimento as TIC´s potencializa o aprendizado pelo aluno e ao mesmo apresentam uma nova forma de aplicação para ferramentas que antes, não eram utilizadas para facilitar o aprendizado dos mesmos.

1.2 Público-alvo

Alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Joaquim Fonseca localizada na rua Sete de Dezembro, 31, no município de Conceição da Barra, Espírito Santo.

1.3 Objetivo geral

Proporcionar aos alunos uma melhor compreensão das propriedades químicas e física da matéria utilizando experimento de baixo custo e com a utilização das TIC´s.

1.3.1 Objetivos específicos

- Reconhecer os estados físicos da matéria;

- Identificar uma substância homogênea de uma substância heterogênea através de um gráfico de Tempo x Temperatura.

- Reconhecer o significado das grandezas calor latente e calor sensível.

- Aprender criar gráfico e tabelas com o uso de planilhas eletrônicas.


 

  1. PROJETO

2.1 Conteúdos

Serão abordados conteúdos relacionados às disciplinas Física e Química, do segundo ano do ensino médio como: Calor Sensível, calor Latente, Ponto de fusão, Ponto de Ebulição, fases da matéria. Nesta abordagem será utilizado o mapa conceitual construído.

2.2 Ferramentas utilizadas

Neste projeto usaremos como software o Br Office para criar tabelas e gerar gráficos, o Wink para criação do vídeo interativo e player de vídeo para reprodução .


 

2.3 Story Boards e/ou projeto de interface




 


 


 

  1. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

Antes da implementação do projeto, os conteúdos já deverão ter sido trabalhos em sala de aula, pois o projeto visa facilitar o aprendizado, aproximando a teoria com a prática.

Para este projeto, primeiramente será apresentado um vídeo interativo (utilizando a ferramenta Wink) com resumo dos principais conteúdos trabalhados em sala de aula e farão parte do projeto, logo depois será entregue o roteiro de um experimento usando materiais de baixo custo.

Para realização deste do experimento com materiais de baixo custo, serão utilizados como materiais: um termômetro digital, um béquer, um cronômetro e uma fonte de calor (como por exemplo, bico de Bunsen) e um suporte para o béquer com tela de amianto. Como substâncias serão utilizadas água destilada, água mineral e água do mar, todas inicialmente em fase sólida (gelo).

Inicialmente colocaremos dentro de um béquer certa quantidade de gelo(água destilada) (100g), colocando em seguida um termômetro dentro do conjunto, expomos o conjunto a fonte de calor (com o bico de Bunsen), acionando imediatamente o cronometro.

O gelo irá receber calor do meio externo e este calor fará que o mesmo varie sua temperatura e depois de algum tempo mude de estado físico. A cada intervalo de 5minutos, coletaremos o valor mostrado pelo termômetro digital até a água entrar em ebulição. De posse dos dados, será construído com o software Br Office uma tabela com intervalos de tempo e temperatura, de acordo o modelo abaixo.

Temperatura (o C) 

Tempo (s) 

  


 

O processo será repetido para as demais substâncias gelo de água do mar e gelo de água mineral.


 

  1. AVALIAÇÃO


     

  2. Resultados obtidos

De posse da tabela construímos o gráfico será possível observar uma curva contínua com intervalos de reta crescente e constante, para a água destilada o que caracteriza uma substancia pura e um gráfico diferente para as demais substâncias. É possível também observar a não variação de temperatura em alguns intervalos de tempo.

Isso caracteriza a mudança de fase da água, pois neste momento a temperatura permanece constante. Utilizando os valores previamente determinados para o calor específico e latente da água destilada, uma literatura específica pode calcular qual foi à quantidade de calor necessária para que ocorresse as mudanças de fase para a substância.

terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto ADDIE


Nome do projeto:
Estudo das Propriedades Físico-Química da Matéria via experimento de abaixo custo e com auxílio de Planilhas Eletrônicas.
Participantes:
Fagner de Souza Leite e Ramony Repeker
  1. ANÁLISE
1.1 Análise do contexto
Os livros didáticos trazem informações sobre as propriedades físicas e químicas da matéria em uma linguagem que se afasta da realidade dos alunos. Isso faz com que os mesmos criem um conceito de ciência distante de sua vida cotidiana e sem aplicação direta.
A utilização de experimentos faz com que os alunos desmistifiquem o conceito de "ciência para poucos" e faz os mesmos se enxergar como agentes no seu processo de conhecimento e aprendizagem.
Neste sentido o uso das TIC´s vem somar neste processo, uma vez aliada com o experimento potencializa o aprendizado pelo aluno.
1.2 Público-alvo
Alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Joaquim Fonseca no município de Conceição da Barra, Es.
1.3 Objetivo geral
Proporcionar aos alunos uma melhor compreensão das propriedades químicas e física da matéria utilizando experimento de baixo custo e com planilhas eletrônicas.
1.3.1 Objetivos específicos
- Reconhecer os estados físicos da matéria;
- Identificar uma substância homogênea de uma substância heterogênea através de um gráfico de Tempo x Temperatura.
- Reconhecer o significado das grandezas calor latente e calor sensível.
  1. PROJETO
2.1 Conteúdos
Serão abordados conteúdos relacionado as disciplinas Física e Química, que são abordadas no segundo ano do ensino médio como: Calor Sensível, calor Latente, Ponto de fusão, Ponto de Ebulição, fases da matéria.
2.2 Ferramentas utilizadas
Neste projeto usaremos como software o Br Office para criar tabelas e gerar gráficos.
  1. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO
Para realização deste projeto será necessário materiais de baixo custo como um calorímetro feito de isopor, além de um termômetro, um béquer, um cronômetro e uma fonte de calor (como por exemplo, bico de Bunsen). Como substância será utilizada água em sua fase sólida.
Inicialmente colocaremos dentro de um béquer uma certa quantidade de gelo (200g), colocando em seguida um termômetro dentro do conjunto, expomos o conjunto a fonte de calor (com o bico de Bunsen). Depois acionamos o cronometro e observamos o gelo derreter.
O gelo irá receber calor do meio externo e este calor fará que o mesmo varie sua temperatura e depois de algum tempo mude de estado físico.
Num intervalo de 5 em 5 minutos, registramos os valores de temperatura registrados pelo termômetro até um intervalo de meia hora (30min). De posse dos dados, montamos com o software br office uma tabela com intervalos de tempo e temperatura e montamos o gráfico.
  1. AVALIAÇÃO
5.1 Resultados obtidos
De posse da tabela construímos o gráfico e é possível observar uma curva contínua com intervalos de reta crescente e constante, o que caracteriza uma substancia pura. É possível também observar a não variação de temperatura em alguns intervalos de tempo. Isso caracteriza a mudança de fase da água, pois neste momento a temperatura permanece constante.

 

 

segunda-feira, 5 de março de 2012

Lista de Exercícios do Primeiro Ano


EEEM PROFESSOR JOAQUIM FONSECA
DISCIPLINA: FAGNER LEITE
ALUNO(A):_______________________________________________ TURMA: 1ANO [ MATUTINO/VESPERTINO]

 
                I LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CINEMÁTICA

 
  1. Um móvel percorre uma distância de 300m em 1 min. Determine a sua velocidade média em m/s.
  2. Um carro percorre na corrida de Fórmula 1, a volta mais rápida foi feita em 1min20s, a velocidade de 180Km/h. calcule o comprimento da pista.
  3. Um ponto material percorre uma distância de 1,5km com velocidade média de 30m/s. Qual o tempo gasto nesse percurso?
  4. Um ônibus parte do Rio de Janeiro às 13h e termina a viagem em Minas Gerais ás 21h do mesmo dia. A distancia percorrida entre os dois estados foi de 400km. Calcule a velocidade média desse carro durante a viagem.
  5. Um carro percorre 60km em 40min. Determine a sua velocidade média em km/h.
  6. Um carro inicia uma viagem de 200km às 8h30min. Às 9h, um pneu furado obriga o motorista a parar por 30min. Reiniciada a viagem, o motorista chega ao seu destino às 11h. Determine a velocidade média desse carro.
  7. Um motorista, mantendo uma velocidade média de 80km/h, passa pelo km 160 de uma estrada às 14h. a que horas o motorista passará pelo km 180?
  8. Um carro, ao percorrer 300km, mantém a média de 120km/h nos primeiros 120km e de 90km/h nos outros 180km. Calcule a velocidade média no percurso total.
  9. Para passar por um túnel de 150m de comprimento, um caminhão com 20m, a 45km/h, leva quanto tempo?
  10. Um corredor fundista está participando de uma prova de 5km. Nos primeiros 3km ele mantém velocidade constante de 1,5m/s. No restante da prova, sua velocidade é de 2m/s. Qual será sua velocidade média durante a prova?
  11. Se um automóvel parte do km 100 de uma rodovia, viajando no sentido positivo de sua trajetória, com velocidade constante de 80km/h, após 2h ele passará por qual km da estrada?
  12. Um corpo se desloca com a velocidade de 5m/min, durante duas horas, percorrerá uma distância de quantos km?
  13. Um Golf e um Astra, a 80km/h e 60km/h, respectivamente, partem de São Mateus para Aracruz. O Golf para na estrada por 10min, prosseguindo viagem com a mesma velocidade. Considerando que a distância que separa as duas cidades é 120km, o Golf chega em Aracruz:
    1. 10min antes que o Astra.
    2. 20min antes que o Astra.
    3. 10min depois que o Astra.
    4. 20min depois que o Astra.
    5. Exatamente no mesmo instante que o Astra.
  14. Um carro, a uma velocidade de 18km/h, está percorrendo um trecho de rua em linha reta. Devido a um problema mecânico, pinga óleo do motor a uma razão de 5 gotas por minuto. Qual a distância entre os pingos de óleo que o carro deixa na rua?
  15. Uma composição ferroviária de 19 vagões e uma locomotiva deslocam-se a 20m/s. Sendo o comprimento de cada vagão 10m, qual é o tempo que o trem leva para ultrapassar completamente: a) um sinal; b) uma ponte de 100m de comprimento.
  16. Um carro, movendo-se em trajetória retilínea com velocidade de 34m/s, constante, passa por um observador. Após 5,5s o observador ouve um som de impacto do carro contra um obstáculo. Sabendo que a velocidade de propagação do som no ar é 340m/s, determine a que distância do observador.

Lista de exercícios do Segundo Ano


EEEM PROFESSOR JOAQUIM FONSECA
DISCIPLINA: FAGNER LEITE
ALUNO(A):_______________________________________________ TURMA: 2ANO [ MATUTINO/VESPERTINO]


                I LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE TERMOLOGIA
  1. Uma escala arbitraria A adota, para os pontos de fusão do gelo e ebulição da água, os valores -10oA e 40oA. Com base nessa informação, determine a temperatura, que na escala Celsius corresponde a 25oA.
  2. Segundo a Renault, um carro de Fórmula 1, durante uma freada, tem a temperatura dos discos de freios elevadas a 1112oF. Quanto vale essa temperatura em Celsius?

     
  3. Um termômetro foi graduado segundo uma escala arbitrária X, de tal forma que as temperaturas 10oX e 80oX correspondem a 0oC e 100oC, respectivamente. A temperatura em X que corresponde a 50oC é:
    1. 40oX
    2. 45oX
    3. 50oX
    4. 55oX
    5. 60oX
  4. Uma escala termométrica E adota os valores -10oE para o ponto de gelo e 240oE para o ponto de vapor. Qual a indicação que na escala E corresponde a 30oC?
    1. 55oC
    2. 65oC
    3. 66oC
    4. 54oC
    5. 38oC
  5. O verão de 1994 foi particularmente quente no EUA. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60oC. Qual o valor desta diferença na escala Fahrenheit?
    1. 33oF
    2. 60oF
    3. 92oF
    4. 108oF
    5. 140oF
  6. Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem saber em que local estava, é informado de que a temperatura de seu corpo atingira 104 graus, mas que já "caíra    " de 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de:
    1. 1,8oC
    2. 3,0oC
    3. 5,4oC
    4. 6,0oC
    5. 10,8oC
  7. Ao utilizar um termômetro de mercúrio para medir a temperatura de uma pessoa, um médico percebeu que a escala do instrumento estava apagada entre os valores 36,5oC e 40oC. Para saber a temperatura do paciente, o médico mediu o comprimento da escala do instrumento de 35oC a 45oC, encontrando 5,0cm. Em seguida mediu a altura da coluna de mercúrio correspondente à temperatura da pessoa, encontrando 1,5cm. Qual a temperatura determinada pelo médico?
    1. 18oC
    2. 26oC
    3. 24oC
    4. 30oC
    5. 38oC
  8. Ao nível do mar, mediante os termômetros, um graduado da escala Celsius e outro na escala Fahrenheit, determinamos a temperatura de carta massa de água líquida. A diferença entre as leituras dos dois termômetros é 100. A temperatura dessa massa de água na escala kelvin é:
    1. 85K
    2. 108K
    3. 273K
    4. 358K
    5. 438K
  9. Certo dia um viajante verificou que a temperatura local acusava XoF. Se a escala utilizada tivesse sido a Celsius, a leitura de 52 unidades mais baixa. Essa temperatura é:
    1. 25oC
    2. 50oC
    3. 84oC
    4. 100oC
    5. Acima de 100oC

       
  10. Um termômetro mal graduado indica, no ponto de gelo, -1oC e no ponto de vapor 101oC. As condições de ambiente são normais.
    1. Estabeleça a equação de conversão que permite a correção das leituras do termômetro.
    2. Para qual temperatura T correta?

Lista de exercícios

Pessoal,
                 Segue abaixo o link dos arquivos referente as listas de exercícios da turmas de Primeiro Ano e Segundo Ano. A lista do Terceiro Ano em breve será disponibilizada.
                Peço que imprimam a mesma, colem no caderno e tentem resolver. Pois nas próximas aulas resolveremos alguns. Tentem resolver mesmo!!, Pois quando você tenta resolver a dúvida aparece e seu conhecimento sobre o assunto é construído.


                                                                                                                                                                                                                                                                                        Um abraço.

domingo, 4 de março de 2012

Vídeo para os alunos do 3o Ano : Eletrostática e Lei de Coulomb

 Segue em anexo dois vídeos que discutem os conceitos de termologia que trabalhamos e iremos trabalhar em sala de aula. Assistam, e na sala falamos sobre os mesmos.
                                                                                    Um abraço!
Video 01 http://youtu.be/LtjCMn99xgA
Vídeos 02 http://youtu.be/VJoOx7mBNro

Vídeo para os alunos do 2o Ano : Termologia

Pessoas,

 Segue em anexo dois vídeos que discutem os conceitos de termologia que trabalhamos e iremos trabalhar em sala de aula. Assistam, e na sala falamos sobre os mesmos.
                                                                                    Um abraço!
Video 01 http://youtu.be/mTZrdh54ET0
Vídeos 02 http://youtu.be/1YViyeG53WM

Forma de Avaliações do I trimestre

Olá pessoal,

Já coloquei esta informação em sala de aula, mesmo assim quero reforçar. Então:

01 Avaliação individual sem consulta [0 à 10 Pontos];
01 Avaliação em dupla com consulta [0 à 10 Pontos];
Lista de exercícios, trabalhos, experimentos, etc... [0 à 5 Pontos];
Participação, disciplina, organização do material [0 à 5 Pontos];
  
Total da pontuação: 40 Pontos.

Recuperação paralela de conteúdo acontece ao longo do trimestre.
RecuperaçãoTrimestral: No final do Trimestre uma prova individual sem consulta com valor de 40 Pontos.

Boas vindas para os alunos da EEEM Joaquim Fonseca

Olá Pessoas!!

Fico feliz que tenham me encontrado aqui também na internet.
Este blog foi criado com o objetivo de lhe ajudar no estudo de nossa querida Física. Aqui poderemos estar em contato 24h pela internet.

Como dito em sala de aula, teremos algumas lista de exercícios e trabalhos para serem feitos. Informações relacionadas as listas e trabalhos, além de serem explanados em sala de aula, serão também mostrados aqui.

Para cada assunto estudado em sala de aula, colocarei alguns links de vídeos para que vocês possam assistir quantas vezes quizer e melhorar seu aproveitamento em sala de aula.

                                                                            Um caloroso abraço!!
                                                                prof. Fagner Leite ("O Baiano")