terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto ADDIE


Nome do projeto:
Estudo das Propriedades Físico-Química da Matéria via experimento de abaixo custo e com auxílio de Planilhas Eletrônicas.
Participantes:
Fagner de Souza Leite e Ramony Repeker
  1. ANÁLISE
1.1 Análise do contexto
Os livros didáticos trazem informações sobre as propriedades físicas e químicas da matéria em uma linguagem que se afasta da realidade dos alunos. Isso faz com que os mesmos criem um conceito de ciência distante de sua vida cotidiana e sem aplicação direta.
A utilização de experimentos faz com que os alunos desmistifiquem o conceito de "ciência para poucos" e faz os mesmos se enxergar como agentes no seu processo de conhecimento e aprendizagem.
Neste sentido o uso das TIC´s vem somar neste processo, uma vez aliada com o experimento potencializa o aprendizado pelo aluno.
1.2 Público-alvo
Alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Joaquim Fonseca no município de Conceição da Barra, Es.
1.3 Objetivo geral
Proporcionar aos alunos uma melhor compreensão das propriedades químicas e física da matéria utilizando experimento de baixo custo e com planilhas eletrônicas.
1.3.1 Objetivos específicos
- Reconhecer os estados físicos da matéria;
- Identificar uma substância homogênea de uma substância heterogênea através de um gráfico de Tempo x Temperatura.
- Reconhecer o significado das grandezas calor latente e calor sensível.
  1. PROJETO
2.1 Conteúdos
Serão abordados conteúdos relacionado as disciplinas Física e Química, que são abordadas no segundo ano do ensino médio como: Calor Sensível, calor Latente, Ponto de fusão, Ponto de Ebulição, fases da matéria.
2.2 Ferramentas utilizadas
Neste projeto usaremos como software o Br Office para criar tabelas e gerar gráficos.
  1. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO
Para realização deste projeto será necessário materiais de baixo custo como um calorímetro feito de isopor, além de um termômetro, um béquer, um cronômetro e uma fonte de calor (como por exemplo, bico de Bunsen). Como substância será utilizada água em sua fase sólida.
Inicialmente colocaremos dentro de um béquer uma certa quantidade de gelo (200g), colocando em seguida um termômetro dentro do conjunto, expomos o conjunto a fonte de calor (com o bico de Bunsen). Depois acionamos o cronometro e observamos o gelo derreter.
O gelo irá receber calor do meio externo e este calor fará que o mesmo varie sua temperatura e depois de algum tempo mude de estado físico.
Num intervalo de 5 em 5 minutos, registramos os valores de temperatura registrados pelo termômetro até um intervalo de meia hora (30min). De posse dos dados, montamos com o software br office uma tabela com intervalos de tempo e temperatura e montamos o gráfico.
  1. AVALIAÇÃO
5.1 Resultados obtidos
De posse da tabela construímos o gráfico e é possível observar uma curva contínua com intervalos de reta crescente e constante, o que caracteriza uma substancia pura. É possível também observar a não variação de temperatura em alguns intervalos de tempo. Isso caracteriza a mudança de fase da água, pois neste momento a temperatura permanece constante.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário