Nome do projeto:
Estudo das Propriedades Físico-Química da Matéria com Experimentos de Baixo custo e com auxílio das TIC´s.
Participantes:
Fagner de Souza Leite e Ramony Repeker
- ANÁLISE
1.1 Análise do contexto
Os livros didáticos trazem informações sobre as propriedades físicas e químicas da matéria em uma linguagem que se afasta da realidade dos alunos. Isso faz com que os mesmos criem um conceito de ciência distante de sua vida cotidiana e sem aplicação direta.
A utilização de experimentos faz com que os alunos desmistifiquem o conceito de "ciência para poucos" e faz os mesmos se enxergar como agentes no seu processo de conhecimento e aprendizagem.
Neste sentido o uso das TIC´s vem somar neste processo. Uma vez aliada com o experimento as TIC´s potencializa o aprendizado pelo aluno e ao mesmo apresentam uma nova forma de aplicação para ferramentas que antes, não eram utilizadas para facilitar o aprendizado dos mesmos.
1.2 Público-alvo
Alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Joaquim Fonseca localizada na rua Sete de Dezembro, 31, no município de Conceição da Barra, Espírito Santo.
1.3 Objetivo geral
Proporcionar aos alunos uma melhor compreensão das propriedades químicas e física da matéria utilizando experimento de baixo custo e com a utilização das TIC´s.
1.3.1 Objetivos específicos
- Reconhecer os estados físicos da matéria;
- Identificar uma substância homogênea de uma substância heterogênea através de um gráfico de Tempo x Temperatura.
- Reconhecer o significado das grandezas calor latente e calor sensível.
- Aprender criar gráfico e tabelas com o uso de planilhas eletrônicas.
- PROJETO
2.1 Conteúdos
Serão abordados conteúdos relacionados às disciplinas Física e Química, do segundo ano do ensino médio como: Calor Sensível, calor Latente, Ponto de fusão, Ponto de Ebulição, fases da matéria. Nesta abordagem será utilizado o mapa conceitual construído.
2.2 Ferramentas utilizadas
Neste projeto usaremos como software o Br Office para criar tabelas e gerar gráficos, o Wink para criação do vídeo interativo e player de vídeo para reprodução .
2.3 Story Boards e/ou projeto de interface
- DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO
Antes da implementação do projeto, os conteúdos já deverão ter sido trabalhos em sala de aula, pois o projeto visa facilitar o aprendizado, aproximando a teoria com a prática.
Para este projeto, primeiramente será apresentado um vídeo interativo (utilizando a ferramenta Wink) com resumo dos principais conteúdos trabalhados em sala de aula e farão parte do projeto, logo depois será entregue o roteiro de um experimento usando materiais de baixo custo.
Para realização deste do experimento com materiais de baixo custo, serão utilizados como materiais: um termômetro digital, um béquer, um cronômetro e uma fonte de calor (como por exemplo, bico de Bunsen) e um suporte para o béquer com tela de amianto. Como substâncias serão utilizadas água destilada, água mineral e água do mar, todas inicialmente em fase sólida (gelo).
Inicialmente colocaremos dentro de um béquer certa quantidade de gelo(água destilada) (100g), colocando em seguida um termômetro dentro do conjunto, expomos o conjunto a fonte de calor (com o bico de Bunsen), acionando imediatamente o cronometro.
O gelo irá receber calor do meio externo e este calor fará que o mesmo varie sua temperatura e depois de algum tempo mude de estado físico. A cada intervalo de 5minutos, coletaremos o valor mostrado pelo termômetro digital até a água entrar em ebulição. De posse dos dados, será construído com o software Br Office uma tabela com intervalos de tempo e temperatura, de acordo o modelo abaixo.
Temperatura (o C) | Tempo (s) |
O processo será repetido para as demais substâncias gelo de água do mar e gelo de água mineral.
- AVALIAÇÃO
- Resultados obtidos
De posse da tabela construímos o gráfico será possível observar uma curva contínua com intervalos de reta crescente e constante, para a água destilada o que caracteriza uma substancia pura e um gráfico diferente para as demais substâncias. É possível também observar a não variação de temperatura em alguns intervalos de tempo.
Isso caracteriza a mudança de fase da água, pois neste momento a temperatura permanece constante. Utilizando os valores previamente determinados para o calor específico e latente da água destilada, uma literatura específica pode calcular qual foi à quantidade de calor necessária para que ocorresse as mudanças de fase para a substância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário